Folia de Reis

1505159_580438218701398_396118449_nNesta noite de Domingo (5/01/14), foi apresentada na Praça da Matriz de Uraí a tradicional Folia de Reis. As folias de Reis mantêm a tradição de cantar o nascimento do menino Jesus e a jornada dos Reis Magos, pedindo ofertas para a realização de festa comunitária.
O grupo de Uraí é formado de antigos moradores, que fazem folia desde pequenos, que aprenderam com os pais, os tios e os avós, que também cantavam em seus lugares de origem.
Os foliões locais, especialmente os embaixadores (líderes dos grupos), com frequência expressam em seus discursos a história das famílias e das comunidades ao narrar histórias dos giros das bandeiras e das migrações em busca de melhores condições de vida.
Na colonização do Norte do Paraná estabeleceram-se muitos migrantes de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, entre outros, a fim de trabalhar no cultivo do café, o que, aliás explica a variação de toadas nas folias, chamadas de toadas mineira, paulista e baiana.
Amanhã a Folia de Reis se apresentará na Igreja N. Sra de Fátima, a partir das 20:00 hs, compareçam e conheçam mais sobre a nossa cultura.

Fonte> Camila e Márcia Panfieti

URL curta: http://uraionline.com.br/new/?p=9888

Deixe um Comentário

Imagens

Desenvolvido por Media Point